sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

T.O.C. - Transtorno Obsessivo Compulsivo


O transtorno obsessivo compulsivo é uma doença, que a pessoa tem pensamentos (obsessão) e comportamentos (compulsão) repetitivos e aparentemente absurdos, sem nexo para a própria pessoa e aos outros e que, ao mesmo tempo, são incontroláveis e persistentes.
A pessoa apresenta pensamentos que repetem em sua mente e por mais que queira não pensar em tal assunto, é mais forte que ela, chegando à exaustão mental. Não consegue desviar ou mudar o pensamento. Ex: “eu tenho que limpar a casa, eu tenho que limpar a casa, eu tenho que limpar a casa, eu tenho que limpar a casa, eu tenho que limpar a casa, eu tenho que limpar a casa...”
E também há os comportamentos repetitivos. A pessoa por exemplo, pode lavar as mãos ou limpar a casa repetidas vezes, verificar se fechou a porta ou o gás, mesmo que tenha acabado de verificar naquele momento. Ou escovar os dentes 3 vezes consecutivos, no mesmo minuto, senão algo de ruim poderá acontecer com algum membro de sua família.
Os tiques também estão relacionados ao transtorno obsessivo compulsivo. Consiste em vocalizações ou movimentos involuntários, repetitivos e inesperados. Ex: movimentos repetitivos nos ombros, cabeça ou piscar de olhos excessivos, que podem trazer constrangimento à pessoa.
A qualidade de vida fica comprometida, pelo incômodo, sofrimento e interferência que a doença causa.
O tratamento tem que ser feito com o apoio de médico psiquiatra e psicólogo, para abaixar a ansiedade e diminuir os pensamentos e comportamentos tão incômodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário