sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atitude e Auto-Estima


Deveríamos olhar mais para nós mesmos... sabe aquela reflexão sobre os nossos atos? Mas sem culpar o vizinho, o governo, os pais, a sogra... mas nos responsabilizarmos sobre nossas próprias atitudes.
O que pode ser melhorado em minha vida? O que eu realmente quero mudar? O que eu quero melhorar de fato? Quais são as reais transformações necessárias para a minha vida? O que preciso transformar para a minha felicidade e bem-estar?
Quando eu espero atitudes dos meus amigos, vizinhos, etc, eu “tiro” todo o poder que existe dentro de mim... mas qual será esse “poder”? E a resposta é simples: O total poder que EU tenho de transformar o meu dia a dia, minhas atitudes, meus pensamentos... consequentemente, as coisas ao meu redor irão mudar (para melhor ou para pior, depende de mim) porque eu mudei e comecei a enxergar que só eu posso fazer isso por mim mesma... Virar “gente grande”, rs, responsável e abraçar essa causa...Qual causa? A MINHA CAUSA...
Chega de esperar e acomodar, por exemplo, em Bolsa-família e outros benefícios, tanto do governo, quanto das pessoas ao meu redor, que estão em minha vida.
Eu sou a única pessoa que posso fazer isso por mim. Se eu espero do outro, tiro todo o meu potencial e torno “vítima” de mim mesma. A situação fica mais “cômoda” se não faço nada para transformar a minha realidade atual.
Por exemplo, se eu tenho um conhecido que não diz “bom-dia”, sou eu que vou mudar tal atitude? Por mais que eu o ache “sem educação”, mas não posso deixar que isso acabe com o meu dia, mas aprender a lidar com isso... eu até posso arriscar um “bom dia”, sabendo dos riscos que corro: que posso ouvir um bom dia também ou não... mas pelo menos eu arrisquei e fiz algo frente ao que incomodava e não fiquei de braços cruzados, xingando em pensamento até a última geração da família dele ... Se deu certo? Talvez! Mas eu vou mudar essa pessoa? Claro que não. Se essa pessoa respondeu, ótimo. Se não, paciência. E sei que posso contar com o “bom-dia” dele ou não, então. E a vida continua...
Ou procurar emprego... Tenho a opção de sentir-me derrotada, ou por causa da idade, ou porque sou mulher e ganharei menos (acreditem, isso ainda existe), ou por qualquer outro motivo, ou vou reconhecer o meu potencial e qualidades para ir atrás do meu objetivo? E ser proativa para o mercado de trabalho?
Vou mudar as pessoas ao meu redor? Creio que não, não tenho esse poder. Mas mudar por mim mesma já é um grande passo para a minha auto-estima e amor próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário